PUBLICIDADE

Publicidade

BC prevê dívida líquida em 36% do PIB em abril

Recuo da dívida deve ser impulsioando pelo impacto da alta do dólar nos ativos que o setor público possui atrelados à moeda norte-americana

Foto do author Adriana Fernandes
Por Adriana Fernandes , Fernando Nakagawa e da Agência Estado
Atualização:

A dívida líquida do setor público poderá atingir em abril o menor patamar da série histórica do Banco Central (BC). O chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, previu um recuo da dívida líquida para 36% do Produto Interno Bruto (PIB) em abril, com o impacto da alta do dólar nos ativos que o setor público possui atrelados à moeda norte-americana, basicamente as reservas internacionais.

PUBLICIDADE

Essa previsão leva em conta uma cotação do dólar em abril de R$ 1,87. Em março, a dívida líquida chegou a 36,6% do PIB, com um recuo de 0,9 ponto porcentual em relação a fevereiro (37,5%). Até agora, o menor patamar da dívida foi registrado em setembro de 2011, de 36,3% do PIB.

A previsão do BC para o fechamento da dívida líquida em 2012 é de 35,7% do PIB. Esse valor pode cair, porque a instituição considerou uma taxa de câmbio de R$ 1,76 para fazer a previsão. O BC só faz revisão semestral da sua previsão para dívida líquida do setor público. Maciel previu ainda que a dívida bruta do setor público feche abril em 56,2% do PIB, ante 56,3% do PIB em março.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.