BC repercute nota do FMI sobre sistema financeiro

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira nota sobre dois relatórios apresentados hoje pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que avaliam o setor financeiro no Brasil. De acordo com o BC, o Fundo considera que esse setor é "sólido, bem capitalizado e possui elevados níveis de liquidez e de provisões contra a inadimplência".

EDUARDO CUCOLO E FERNANDO NAKAGAWA, Agencia Estado

31 de julho de 2012 | 13h37

Ainda conforme o BC, o FMI avalia que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está bem preparado para o complexo cenário global atual e para auxiliar o crescimento sustentável do País. "Os testes de estresse do setor bancário feitos pelo FMI mostraram que o SFN suportaria choques extremos, inclusive aqueles advindos de uma recessão global mais severa. Tais resultados corroboram as análises dos Relatórios de Estabilidade Financeira produzidos pelo Banco Central", disse o BC em nota.

Os comentários das autoridades brasileiras se referem aos relatórios de Avaliação da Estabilidade do Setor Financeiro (FSSA) e de Avaliação da observância dos Princípios da Basileia para a Supervisão Bancária Efetiva (BCP DAR), realizados no âmbito do Programa de Avaliação do Setor Financeiro (FSAP).

Para elaboração do documento, o Brasil recebeu missões do FMI e do Banco Mundial entre novembro de 2011 e março de 2012.

Tudo o que sabemos sobre:
BCFMIAVALIAÇÃO

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.