BCE está pronto a agir contra ameaças à estabilidade de preços

O Banco Central Europeu está pronto para agir no combate a quaisquer ameaças à estabilidade de preços, disse o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, neste sábado segundo uma revista alemã.

REUTERS

23 Janeiro 2010 | 11h30

Em entrevista para a revista FOCUS, Trichet disse que o BCE, assim como o Federal Reserve, está determinado a manter a estabilidade dos preços.

"Sempre tomamos as decisões necessárias para garantir a estabilidade dos preços no médio prazo: uma taxa de inflação abaixo, mas próxima, de 2 por cento", afirmou.

"É precisamente por causa dos desafios impostos pela estabilidade de preços que estamos prontos para agir em todos os momentos."

O BCE manteve as taxas na baixa recorde de 1 por cento neste mês e economistas não esperam que ela seja elevada até o final do ano.

Trichet minimizou as preocupações de que a elevação das taxas de juros da zona do euro poderá levar a uma alta da moeda comum, caso não sejam tomadas medidas semelhantes pelo Fed. Ele afirmou que confia no apoio dos Estados Unidos a um dólar forte.

"Estou convencido que as autoridades dos EUA --tanto o banco central quanto o Tesouro-- consideram que um dólar forte contra outras grandes moedas flutuantes é do interesse dos Estados Unidos", disse.

O chairman do Fed, Ben Bernanke, e o secretário de Tesouro dos EUA, Tim Geithner, "sabem que a perda de credibilidade monetária seria prejudicial", disse Trichet.

(Reportagem de Krista Hughes)

Mais conteúdo sobre:
MACROBCEPRONTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.