Publicidade

BCE pode adotar medidas de estímulo em março, diz Draghi

Presidente do banco disse que 'o BCE está pronto para fazer sua parte' para impulsionar a economia da zona do euro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) "não irá hesitar em agir" em sua próxima reunião de política monetária, em março, se houver a percepção de que a turbulência nos mercados financeiros ou a queda nos preços do petróleo poderão pesar na inflação, afirmou o presidente da instituição, Mario Draghi.

PUBLICIDADE

"O BCE está pronto para fazer sua parte" para impulsionar a economia da zona do euro, disse Draghi em discurso preparado para ser lido no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Draghi surpreendeu os investidores no mês passado ao se comprometer em "revisar e possivelmente considerar" estímulos na reunião de 10 de março - menos de dois meses após anunciar medidas que desapontaram os investidores.

O presidente do BCE reforçou sua mensagem ao afirmar que a instituição poderá examinar em particular se os preços baixos do petróleo estão pressionando os salários e outros preços, e como "a recente turbulência financeira" impactou os empréstimos de instituições financeiras.

Ele ainda comentou que a recuperação econômica do bloco está progredindo "em um ritmo moderado", mas alertou que "intensificada incerteza sobre a economia global e os riscos geopolíticos mais amplos" estavam pesando na confiança do investidor. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.