BCs de lusófonos estudam sistema de pagamento

Representantes dos bancos centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos desde domingo (23) no Brasil, vão estudar sistemas de pagamentos internacionais que possam contribuir para o aprofundamento da integração econômica e financeira entre esses países. De acordo com o Banco Central do Brasil, o primeiro relatório do grupo formado para essa tarefa será apresentado durante encontro em Portugal, em novembro.

EDUARDO CUCOLO, Agencia Estado

24 de setembro de 2012 | 17h45

O BC brasileiro apresentou no encontro o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR), firmado no âmbito da Associação Latino Americana de Integração (Aladi), e o Sistema de Moeda Local (SML). Também foram abordadas as situações econômicas de cada país e como ações dos bancos centrais poderiam contribuir para maior aproximação econômica e financeira do grupo. Os representantes também concordaram em aprofundar a cooperação técnica.

Em novembro, o Banco de Portugal apresentará estudo sobre os requisitos para efeito de equivalência dos regimes de supervisão prudencial à luz das regras aplicáveis à União Europeia. Estiveram presentes no encontro, no Rio de Janeiro, representantes dos Bancos Centrais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Tudo o que sabemos sobre:
BCsistema de pagamentoCPLP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.