Bernanke prevê processo gradual de venda de ativos

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, afirmou em uma audiência no Comitê de Serviços Financeiro da Câmara dos Representantes dos EUA esperar que o banco central dos EUA gradualmente venda o grande montante de ativos de seu balanço financeiro, conforme a economia norte-americana continuar melhorando. Segundo Bernanke, o Fed gostaria de voltar a ter uma carteira composta apenas por Treasuries (títulos do Tesouro norte-americano) no longo prazo. Bernanke prevê "um processo gradual" de venda de ativos "em algum momento".

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

25 de março de 2010 | 15h52

"Em algum momento nós teremos um processo de vendas gradual", disse Bernanke. Essa foi uma leve mudança com relação ao testemunho preparado para o mesmo comitê no dia 10 de fevereiro, quando Bernanke afirmou que não previa qualquer venda no futuro próximo.

Para combater a crise financeira, o Fed cortou as taxas de juros de curto prazo para perto de zero em dezembro de 2008. Quando essa medida não foi suficiente, o banco central implementou um conjunto de empréstimos emergenciais e programas de compra de ativos de longo prazo. O Fed deverá concluir a compra de US$ 1,25 trilhão em títulos lastreados em hipotecas até o fim deste mês.

Questionado sobre os acontecimentos incomuns no mercado de bônus, no qual alguns níveis de empréstimos corporativos caíram abaixo dos seguros Treasuries, Bernanke disse que provavelmente isso é uma questão de oferta. Vendas muito grandes de Treasuries "pressionam os compradores normais dessa dívida" e isso provavelmente explica o que está acontecendo, disse. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAFederal ReserveBen Bernankeativos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.