portfólio

E-Investidor: qual o melhor investimento para 2020?

BID dará início a processo de capitalização, diz Moreno

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, disse hoje, ao sair da segunda sessão plenária da Assembleia de Governadores, que os países chegaram a um consenso para iniciar o processo de capitalização do banco multilateral, mas que "ainda faltam as negociações".

CYNTHIA DECLOEDT, ENVIADA ESPECIAL, Agencia Estado

30 de março de 2009 | 17h22

Ele ressaltou que esses processos são demorados, lembrando que um deles levou cinco anos e outro dois anos, mas acrescentou que "não estamos em época e nem em momento para tomarmos todo esse tempo. Temos de agir com velocidade". Moreno observou que os Congressos nacionais serão consultados sobre o plano. Quando perguntado se esse processo poderia ser reduzido a um ano, o presidente do BID respondeu: "Eu esperaria".

Moreno disse que não houve discussão entre os governadores sobre um montante específico para a capitalização do banco multilateral e que o aumento de US$ 150 bilhões a US$ 180 bilhões foi apenas uma recomendação feita por parte da comissão técnica da instituição. Ele afirmou que o montante final vai ser definido pelos governadores, que decidirão quanto irão colocar no banco.

Esta tarde terminam os trabalhos que darão a largada ao processo, afirmou Moreno. Espera-se que haja a divulgação de um comunicado. "O processo envolve o estabelecimento de prioridades", afirmou o presidente do BID, acrescentando ser preciso proteger os países vulneráveis.

"Estamos em uma época única no mundo", destacou Moreno. Ele afirmou ainda que o ministro da Fazenda da Colômbia, Oscar Iván Zuluaga, que preside a Assembleia de Governadores, terá a responsabilidade de convocar encontros com a administração e solicitar uma série de análises, como parte do processo de capitalização do banco multilateral.

Tudo o que sabemos sobre:
créditoBID

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.