Alex Silva/ Estadão
Alex Silva/ Estadão

Black Friday Brasil 2018: lojas adiantam promoções relâmpago

Depois das Casas Bahia, que lançou ofertas às 10h desta quinta-feira, foi a vez do Extra

Talita Nascimento, O Estado de S.Paulo

22 Novembro 2018 | 22h20

Mesmo com o nome de Black Friday, os saldões de novembro começaram nesta quinta-feira, 22. Depois das Casas Bahia, que lançou as promoções às 10h, foi a vez do Extra, localizado na Avenida Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo, que abriu as portas pouco antes das 20h. 

A expectativa da empresa é de que o movimento da loja se converta em vendas. "A gente vende numa Black Friday 6 vezes o volume de vendas de uma sexta-feira comum", conta Christine Cruz, gerente de vendas do Extra. O supermercado anuncia descontos de 30% a 50% nos produtos e até 60% no "bazar Extra".

O impulso gerado pelas promoções relâmpago é um dos motivos para as compras. Cláudia Hernandes, psicóloga, queria uma cafeteira, mas seu carrinho de compras saiu carregado com TV e Xbox para o filho, Yago Lucas, que vai pagar essa parte da compra.

O jovem conta que pesquisou preços em aplicativos para ver se as ofertas compensavam. Na hora da promoção relâmpago, foi ele quem entrou na bagunça para garantir o televisor.

As televisões foram os produtos que mais movimentaram a noite de ofertas. Com pelo menos três modelos em preços especiais da Black Friday, houve quem aproveitasse para comprar mais de uma, ou realizar a compra para parentes.

Para outras pessoas as compras são mais controladas. Kelly Melo, gerente de marketing, conseguiu a lavadora esperada depois de pesquisar preços e se planejar para a compra deste ano. "Eu não compro o que eu não preciso. Ano passado não comprei nada. Ano retrasado comprei uma televisão", diz.

O Extra afirma que nos últimos 8 anos, nos quais realizou promoções de Black Friday, houve crescimento das vendas. "A expectativa deste ano é de um crescimento de dois dígitos, uma raridade na economia brasileira", diz a diretora Christiane Cruz.

Acesso liberado

Estado vai liberar aos leitores todo o conteúdo de seu portal durante a edição da Black Friday de 2018, que acontece no dia 23 de novembro. A cobertura especial vai começar na meia-noite do dia 23 e permanecerá até 0h01 de 24 de novembro.

Os leitores vão contar com cobertura em tempo real, transmissões ao vivo dos repórteres da editoria de economia e informações exclusivas desta que é a principal temporada de compras do ano no Brasil, atrás apenas do Natal.

Para Entender

Black Friday 2018: tudo o que você precisa saber

Maior campanha de vendas promocionais no comércio online e varejo físico do Brasil ocorre, neste ano, no dia 23 de novembro

Mais conteúdo sobre:
Black Friday

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.