Black Friday brasileiro faz e-commerce ter venda recorde

Tradicional nos Estados Unidos, o Black Friday, realizado na última sexta-feira, começa a se popularizar no Brasil. Especialmente no e-commerce as vendas nessa data, que antecede o Natal e serve de termômetro para o consumo de final de ano, proporcionaram ao setor um recorde na comercialização de produtos em um único dia do ano. Segundo a empresa de monitoramento de comércio eletrônico, a e-bit, as vendas por meio da internet somaram aproximadamente R$ 100 milhões, o que representou um crescimento de 88% em relação ao mesmo dia de 2010.

RODRIGO PETRY, Agencia Estado

30 de novembro de 2011 | 19h11

Nas 24 horas de promoções foram realizados 237 mil pedidos de compras nos sites das mais de 50 redes varejistas com operação na internet participantes. Na mesma data de 2010 foram feitas 142 mil compras, aumento de 67%. Segundo a e-bit, o Brasil segue os passos e a tendência do mercado norte-americano. O que, segundo a e-bit, deverá resultar em um número cada vez maior de adeptos nas próximas edições, tanto por parte das empresas quanto dos consumidores.

O evento contribuiu ainda para o aumento do tíquete médio das compras, especialmente nessa data. Os pedidos apresentaram um tíquete médio no Black Friday brasileiro de R$ 425, ante R$ 350 nos dias normais. Os pagamentos à vista representaram 33% dos pedidos. As vendas foram puxadas por itens de maior valor agregado, com destaque para informática, com participação de 12% nos pedidos, seguido por eletrodomésticos (12%), eletrônicos (10%), moda e acessórios (9%) e saúde, beleza e medicamentos (8%).

Tudo o que sabemos sobre:
Black FridayE-commercerecordevendas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.