PUBLICIDADE

Publicidade

Blog vai expor a rotina de pequenos empresários

Equipe composta por quatro empreendedores e um professor pretende contar os bastidores de quem administra um negócio em SP

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A rotina de quem está à frente de uma pequena empresa, ou prestes a criar uma, é permeada de desafios práticos. Da concepção do negócio ao seu pleno funcionamento existe um longo caminho a ser trilhado. Por isso, compartilhar as dores e alegrias desse processo é a proposta de um novo canal do Estadão PME.Trata-se do Blog do Empreendedor, uma ferramenta que nasce com o objetivo de dividir experiências e tornar menos solitário o cotidiano do pequeno empresário. A proposta é abordar, a partir de dezembro, temas comuns para quem decide ser dono do próprio negócio.Para viabilizar o projeto, o blog contará com um time formado por quatro pequenos e médios empreendedores, além de um especialista no universo do empreendedorismo. Diariamente, a equipe pretende escrever sobre como de fato é percorrer o trajeto rumo ao sucesso, assim como o de se aventurar pelo universo do empreendedorismo de forma inovadora. Dessa forma, as dúvidas, angústias, os erros e conquistas serão temas recorrentes abordados por gente que, como você, não encontra fórmulas prontas para criar estratégias e também resolver problemas. Assim como o leitor-empreendedor, nosso time de colunistas é composto por profissionais que também precisam, muitas vezes, contar com a intuição para tomar decisões que impactam não só o futuro da empresa, mas também a sua vida pessoal e de seus funcionários. Cada dia da semana, de segunda-feira à quinta-feira, um empresário postará sobre sua rotina de trabalho. Os colunistas serão Pedro Chiamulera, da ClearSale, empresa especializada em combater fraudes em compras na internet, Renato Steinberg, criador da rede social de moda Fashion.me, Juliana Motter, do ateliê Maria Brigadeiro, além de Adriane Silveira, responsável pela empresa Nanny Dog. Completa a equipe Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo mantido pelo Insper.No papel de analista, o professor reunirá os principais temas expostos no decorrer da semana pelos empresários e apontará, sempre na sexta-feira, quais ensinamentos podem ser depreendidos daqueles relatos. A equipe inicial de colaboradores também será renovada periodicamente. Com isso, o leitor poderá ter acesso a setores e segmentos distintos. "Ser empreendedor é ser um pouco como camicase. A gente fica perdido às vezes, não tem a quem perguntar o que fazer. A gente vai descobrindo e aprendendo no susto, com as surpresas e necessidades do negócio. Por isso, compartilhar essas histórias e um pouco da nossa rotina pode ajudar outras pessoas na mesma situação", analisa Juliana Motter.Para Pedro Chiamulera, ser empresário é sinônimo de administrar problemas, o que não deve impedir o sonho de abrir uma empresa. "Temos muitas dificuldades, mas é bem emocionante empreender", afirma.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.