BNDES assina acordo de cooperação com bancos de fomento dos Brics

Além do BNDES, o documento foi assinado por China Development Bank, Development Bank of Southern Africa, Export-Import Bank of India e Vnesheconombank, da Rússia

Alexandre Rodrigues, da Agência Estado,

17 de junho de 2011 | 12h32

Em viagem à Rússia, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou hoje um acordo de cooperação com outros bancos de fomento dos países integrantes do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índica, China e África do Sul) em cerimônia durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

As diretrizes do documento assinado hoje foram definidas pelos países durante a segunda cúpula do bloco, realizada em Brasília, em abril do ano passado. O acordo cria uma base institucional para troca de informações entre as instituições, bem como o intercâmbio de funcionários para treinamentos.

Além do BNDES, o documento foi assinado por China Development Bank, Development Bank of Southern Africa, Export-Import Bank of India e Vnesheconombank, da Rússia. Todos são instituições voltadas para o financiamento do desenvolvimento interno e o apoio à exportação de seus países.

"O novo memorando abre caminho para que os bancos possam promover a cooperação em termos de qualificação de recursos humanos e da melhoria das habilidades profissionais, além de incentivar um maior diálogo multilateral entre seus especialistas. A meta dos países é estreitar cada vez mais a relação entre suas instituições oficiais de crédito, em linha com o próprio crescimento e sofisticação do relacionamento econômico entre as potências emergentes. Um dos frutos possíveis desta cooperação é o aprimoramento das relações comerciais, com o desenvolvimento de novos mecanismos de financiamento", informou o BNDES em nota.

Tudo o que sabemos sobre:
BRICSBNDESfomento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.