BOLSA ÁSIA-Ações caem com preocupações sobre crescimento global

As ações asiáticas caíram nesta terça-feira devido a preocupações com a desaceleração do crescimento global, depois que o índice de confiança empresarial da Alemanha recuou em setembro pelo quinto mês consecutivo e a Caterpillar cortou sua previsão de lucros.

Reuters

25 de setembro de 2012 | 07h53

Incertezas sobre as perspectivas de resgate para Grécia e Espanha, em meio à crise de três anos da zona do euro, também pesaram sobre o apetite por risco do investidor.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,18 por cento, após operar volátil entre alta de 0,1 e queda de 0,2 por cento.

Perspectivas fracas para metais industriais pesaram sobre as ações australianas, dependentes de recursos básicos, que perderam 0,29 por cento. Preocupações com crescimento deixaram os papéis de Hong Kong praticamente estáveis, com oscilação positiva de 0,02 por cento, enquanto as ações em Xangai caíram 0,19 por cento, à medida que uma injeção recorde de fundos no sistema pelo banco central da China diminuiu expectativas de um corte na taxa de compulsório dos bancos.

"É muito difícil determinar quais são os preços justos quando bancos centrais estão distorcendo completamente as realidades financeiras, somente jogando dinheiro nos problemas e tentando tirar crescimento de setores privados e públicos super-endividados", afirmou o co-fundador do fundo de hedge Symphony Financial Partners de Tóquio, David Baran.

O índice Nikkei do Japão avançou 0,25 por cento, depois de cair 0,2 por cento, num pregão de baixo volume, chegando a atingir uma nova mínima em uma semana mais cedo.

O sentimento de negócios da Alemanha do instituto Ifo caiu pelo quinto mês seguido em setembro, para o menor nível desde o início de 2010, alimentando preocupações de que os danos oriundos da crise da dívida estão se espalhando para as economias centrais da Europa.

A Caterpillar cortou a estimativa de lucros para 2015, mencionando fracas condições econômicas ao redor do mundo. A empresa espera ganhar entre 12 e 18 dólares por ação em 2015. A Caterpillar estimava anteriormente ganhos de 15 a 20 dólares por ação.

A bolsa de Cingapura fechou praticamente estável, com variação negativa de 0,03 por cento, enquanto Taiwan recuou 0,44 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional de Narayanan Somasundaram em Sydney)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.