finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Bolsa de Tóquio fecha em forte alta com avanço do dólar

A bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quinta-feira, atingido o terreno positivo no acumulado do ano, em meio a valorização do dólar ante o iene, que despertou interesse pelos papéis dos exportadores japoneses. O índice Nikkei encerrou a sessão em forte alta de 1,28%, a 16.374,14 pontos, após chegar a atingir o maior nível desde novembro de 2007 durante as negociações.

Estadão Conteúdo

25 de setembro de 2014 | 04h53

A alta recente do dólar fez o índice da bolsa japonesa avançar quase 950 pontos apenas em setembro. No ano, a alta acumulada é de 0,5%.

"A força da moeda ante o iene em meio a divergência das políticas monetárias entre os EUA e o Japão beneficia os exportadores, mas não é boa para as contas, já que o país asiático depende da importação de combustível fóssil desde o desligamento dos reatores nucleares", disse Daisuke Uno, estrategista do Sumitomo Mitsui Banking Corp.

Segundo o estrategista do Deutsche Bank Taisuke Tanaka, a moeda norte-americana deve chegar a 112 ienes até o fim do ano, com o viés de alta se mantendo enquanto a economia dos Estados Unidos der sinal de recuperação.

Fabricantes de carros e outras exportadores foram os destaques de alta do pregão, com a alta de 4,3% da Denso, que produz peças para automóveis, e o avanço de 4,2% da Fuji Heavy Industries. A Toyota Motor subiu 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.