Bolsa de valores Nasdaq fica mais de 3 horas parada por problemas técnicos

Índice acionário de Nova York, que reúne as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, teve seus negócios interrompidos das 13h15 às 16h30 desta quinta-feira

Agência Estado,

22 de agosto de 2013 | 16h49

 

 

Texto atualizado às 18h20

NOVA YORK - O mercado acionário nova-iorquino suspendeu por mais de três horas os negócios com todos os títulos listados na Nasdaq Stock Market - bolsa que reúne as principais empresas de tecnologia dos EUA - após problemas técnicos.

O Nasdaq OMX Group anunciou a suspensão às 13h15 (horário de Brasília) e as negociações só foram retomadas às 16h30. Os negócios nos mercados de opções também foram interrompidos.

O problema foi gerado por um fornecedor de dados que transmite informações do mercado para os títulos listados na Nasdaq. A Securities and Exchange Comission (SEC, o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano) afirmou que monitora o caso.

O índice Nasdaq estava em alta de 0,87%, aos 3.631. pontos, quando as operações foram suspensas. Na retomada, passou a subir 1,08%, aos 3.638 pontos, e encerrou os negócios neste mesmo patamar. No fechamento, Dow Jones subiu 0,44% e S&P 500 teve alta de 0,86%.

O Nasdaq OMX Group divulgou um comunicado sobre a paralisação. Leia abaixo:

"Mais cedo na tarde de hoje, o Nasdaq OMX tomou ciência de que as cotações não estavam sendo disseminadas pelo Processador da Indústria de Títulos (SIP), que consolida e dissemina todos os preços para a indústria.

Reagindo à questão do SIP, de modo a proteger a integridade dos mercados, o Nasdaq OMX emitiu uma paralisação regulatória para todas as transações com títulos listados no Nasdaq.

Nos primeiros 30 minutos, as questões técnicas do SIP foram resolvidas. Pelo período remanescente, o Nasdaq OMX, outras Bolsas, reguladores e participantes do mercado coordenaram uns com os outros para assegurar uma reabertura ordeira das transações com títulos listados no Nasdaq.

As transações foram retomadas e o resto da sessão terminou no curso normal.

O Nasdaq OMX vai trabalhar com outras Bolsas que integram o SIP para investigar as questões de hoje, e vamos apoiar quaisquer medidas necessárias para melhorar a plataforma."

(Com informações da Dow Jones) 

Tudo o que sabemos sobre:
Nasdaqbolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.