coluna

Carolina Bartunek: ESG, o que eu tenho a ver com isso?

Bolsa sobe em dia de otimismo no mercado financeiro global

Índice Bovespa 0,13% no final da manhã de hoje impulsionada pelo otimismo na Europa e EUA

Da redação,

16 de março de 2009 | 12h12

A Bovespa operava em leve alta de 0,13% no final da manhã desta segunda-feira,16. A Bolsa de Nova York ganhava 0,88%, após o presidente do Fed, Ben Bernanke, dizer em uma entrevista no último domingo que os EUA devem sair da recessão ainda este ano, mesmo que o desemprego continue alto.

"A lição dessa história é que você não pode ter uma recuperação econômica sustentada enquanto o sistema financeiro estiver em crise", disse Bernanke. "O Lehman mostrou que não é possível deixar que uma empresa de atuação internacional entre em colapso no meio de uma crise financeira." Uma reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20 produziu uma promessa para restaurar o crescimento e ampliar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nas bolsas europeias, o clima também é de otimismo. Londres subia 1,87%. O índice CAC, da Bolsa de Paris, ganhava 2,07%, e em Frankfurt, o pregão avançava 1,23%.

Pela manhã, as bolsas asiáticas fecharam no maior patamar em um mês nesta segunda-feira, após a confiança na saúde do setor bancário norte-americano ter estimulado uma ampla recuperação no apetite por risco dos investidores. Títulos da dívida de governo, tidos como mais seguros, também avançaram na esperança de novas compras por parte de bancos centrais.

Tudo o que sabemos sobre:
Bolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.