Bolsas asiáticas fecham em alta com dados dos EUA

Melhora nos números de emprego no mercado norte-americano levaram ganhos aos mercados ásiáticos

10 de junho de 2013 | 09h54

Os mercados asiáticas de ações fecharam em alta nesta segunda-feira, após a divulgação de dados melhores do que o esperado do mercado de trabalho dos EUA. Além disso, as bolsas na Austrália e na China ficaram fechadas por causa de feriados. 

Na sexta-feira, o governo dos EUA informou que foram criadas 175 mil vagas de trabalho nos EUA no mês passado, acima das expectativas dos analistas, de 169 mil. Apesar da criação de vagas ter ficado acima do esperado em maio, os dados de abril e março foram revisados, resultando em 12 mil postos a menos nos dois meses. Além

disso, a taxa de desemprego subiu de 7,5% para 7,6%.

As ações nas Filipinas fecharam em alta nesta segunda-feira, ampliando a sua recuperação. O índice PSEi subiu 2,6%, para 6.875,60 pontos, tomando de volta quase metade dos 4,5% que perdeu na onda de vendas de fundos estrangeiros na semana passada. "O sentimento em alta nos EUA, especialmente depois da divulgação dos dados de emprego, deram razões para caçadores de barganha agirem agressivamente hoje", disse Astro del Castillo, diretor-gerente da First Grade Holdings. Segundo ele, mais cortes nas taxas de juros domésticas também poderiam liberar mais liquidez ao mercado de ações.

Na Bolsa de Taipé, o índice Taiwan Weighted subiu 0,8%, para 8.160,55 pontos. Os fortes ganhos em pesos pesados de tecnologia ajudaram a sustentar o mercado à medida em que a Apple deve lançar novos produtos durante a Worldwide Developers Conference desta semana, disseram analistas. A Largan ganhou 7%, a Hon Hai avançou 1,3% e a TSMC fechou estável.

Já o índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em alta de 0,5%, aos 1.932,70 pontos, uma vez que as compras de investidores individuais e institucionais afastou a venda de estrangeiros, segundo analistas. A Samsung Electronics terminou a sessão em leve queda depois do forte recuo de 6,2% na sexta-feira. Ações de empresas de tecnologias sustentaram o índice: a SK Hynix subiu 5,0% e a LG Display ganhou 3,3%.

Em Hong Kong, as ações subiram com os bancos liderando o caminho. O índice Hang Seng avançou 0,2%, para 21.615,09 pontos. Muitos investidores esperam uma possível medida do Banco do Povo da China para flexibilizar as condições monetárias após a conclusão dos feriados chineses nesta semana. Fonte: Dow Jones Newswires.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.