Bolsas da Ásia fecham em baixa com Wall Street

Os mercados asiáticos apresentaram queda nesta quarta-feira, influenciados pelo fraco desempenho de Wall Street e as manifestações na Espanha, que reacenderam os temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Agencia Estado

26 de setembro de 2012 | 09h23

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que terminou em queda também por causa do enfraquecimento nos mercados chineses. O Hang Seng perdeu 0,8% e encerrou aos 20.527,73 pontos.

Na China, as Bolsas encerraram no menor nível em 44 meses, também por causa de preocupações de que alguns acionistas de companhias listadas irão descarregar as suas participações no quarto trimestre, criando um excesso de oferta no mercado. O Xangai Composto perdeu 1,2% e encerrou aos 2.004,17 pontos, no pior fechamento desde 23 de janeiro de 2009. O Shenzhen Composto caiu 2,2%, aos 816,79 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em queda, influenciada pelas preocupações sobre o fornecimento apertado de componentes para o novo iPhone da Apple. Além disso, pesou sobre o mercado a possibilidade de a Espanha não obter ajuda do BCE. O índice Taiwan Weighted caiu 0,83%, aos 7.669, 63 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul terminou o pregão em baixa, com a realização de lucros por parte de investidores institucionais e o aumento da tensão na Espanha diante de medidas de austeridade. O índice Kospi recuou 0,55%, aos 1.980,44 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em queda pela terceira sessão seguida, depois de as ações no exterior e o mercado de commodities sofrerem com novas preocupações sobre a crise da dívida soberana na zona do euro e com o fraco impacto das medidas do Fed nos EUA. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,26%, aos 4.361,60 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, também teve queda. O índice PSEi recuou 0,6% e fechou aos 5.292,63 pontos, com pesado volume de negociações.As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasÁsia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.