Bolsas da Ásia perdem força por realização de lucros

As bolsas de valores asiáticas perderam força nesta sexta-feira, com realização de lucros após o rali recente, enquanto que o índice de Sydney caiu 1,5 por cento devido à valorização do dólar australiano.

REUTERS

29 de abril de 2011 | 07h59

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,36 por cento às 7h54 (horário de Brasília), ainda perto do maior nível em três anos. O mercado de Tóquio estava fechado por feriado.

Os dados econômicos dos Estados Unidos não ajudaram e o dólar atingiu o menor valor em julho de 2008 ante as principais divisas.

"O possível indicador de uma reversão nos infortúnios do dólar são as ações globais. Uma onda sustentada de realização de lucros com certeza chegaria aos mercados de câmbio, com o euro e o dólar australiano recuando", disse Michael Woolfolk, estrategista da BNY Mellon.

O dólar australiano subia x,x por cento, para x,x dólar, perto da máxima em 29 anos de 1,0948, tendo se apreciado quase 13 por cento desde as mínimas de março.

O índice de Seul caiu 0,72 por cento. Em Hong Kong, o mercado perdeu 0,36 por cento e a bolsa de Taiwan retrocedeu 0,36 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,85 por cento. Cingapura encerrou em baixa de 0,16 por cento e Sydney declinou 1,02 por cento.

(Por Saikat Chatterjee)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.