Bolsas da Ásia sobem, Japão tem melhor semana do ano

As bolsas de valores da Ásia subiram nesta sexta-feira, com bom desempenho do setor de tecnologia, matérias-primas e energia.

KEVIN PLUMBERG, REUTERS

17 de setembro de 2010 | 08h00

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,2 por cento, para 435,71 pontos.

O mercado japonês teve a maior alta semanal do ano após o governo vender ienes de forma agressiva na quarta-feira, que pode ter totalizado até 1,9 trilhão de ienes. O governo japonês ainda avisou que pode voltar a atuar se for necessário.

O índice Nikkei, da bolsa de TÓQUIO, fechou em alta de 1,23 por cento, avanço de 4,2 por cento na semana, o maior desde dezembro de 2009, depois que a venda de ienes melhorou as perspectivas de empresas voltadas à exportação.

"Além do fato dos investidores não terem certeza absoluta sobre a situação da economia global, eles estão observando se haverá comentários dos Estados Unidos sobre a intervenção cambial japonesa", disse Hiroaki Kuramochi, chefe de ações na Tokai Tokyo Securities, em Tóquio.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng ganhou 1,29 por cento, para 21.970 pontos. XANGAI fechou na contramão, com queda de 0,15 por cento, para 2.598 pontos, enquanto TAIWAN subiu 0,72 por cento, para 8.158 pontos.

Em SEUL, a bolsa fechou com valorização de 0,86 pontos, para 1.827 pontos.

Em SYDNEY, o mercado teve ganho de 0,73 por cento, para 4.638 pontos.

CINGAPURA terminou com ganho de 0,3 por cento, para 3.076 pontos.

Enquanto isso, o índice MSCI de ações mundiais exibia ganho de 0,47 por cento, acumulando na semana alta de 1,9 por cento, caminhando para a terceira semana seguida de valorização. A performance era impulsionada pelo desempenho de mercados emergentes.

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.