-15%

E-Investidor: como a queda do PIB afeta o mercado financeiro

Bolsas da Europa recuam pressionadas por mineradoras e bancos

As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta quarta-feira, contidas pela alta das ações do setor de energia, mas pressionadas por fraqueza do setor de mineração. A Siemens despencava mais de 6 por cento, pressionada por comentários pessimistas feitos por seu presidente-executivo.

REUTERS

25 de março de 2009 | 08h22

Às 8h12 (horário de Brasília), o índice Eurofirst 300, referência das principais ações europeias, caia 0,82 por cento, para 734 pontos, interrompendo por ora série de quatro sessões consecutivas de valorização.

O indicador acumula perdas de 11 por cento em 2009, mas avançou 15 por cento desde que atingiu a mínima recorde em 9 de março.

Analistas permanecem cautelosos em relação à recente alta acentuada.

"As ações subiram muito nas últimas semanas, então o mercado tem que digerir esses fortes ganhos. Nós poderemos ver alguma consolidação em breve", disse Alexandre Le Drogoff, analista da Aurel BGC.

As ações do setor de energia subiam, apesar da queda nos preços do petróleo após fortes ganhos. A commodity permanece rondando o patamar de 53 dólares o barril, sustentada por comentários feitos por um conselheiro do Banco Central da China, que disse que a economia já atingiu ponto de inflexão. Ele citou a alta de 25 por cento nas vendas de carros e a aceleração dos investimentos no país como sinais de recuperação econômica.

A petrolífera italiana ENI subia 3,15 por cento, enquanto Royal Dutch Shell tinha alta 0,7 por cento e a espanhola Repsol avançava 1,7 por cento.

Na contramão, as ações do setor de mineração recuavam, acompanhando os preços dos metais. BHP Billiton caía 3,6 por cento e a Anglo American despencava 6,8 por cento.

Ações dos setores bancário e de seguros, que vinham conduzindo a recente recuperação dos mercados europeus, eram negociados em queda nesta quarta-feira. Standard Chartered Bank, Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, Credit Agricole e UBS caíam entre 3,9 e 4,8 por cento.

Confira o desempenho das principais bolsas européias às 8h12:

BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO %

Londres 3.861 -1,26

Frankfurt 4.156 -0,73

Paris 2.853 -0,74

Madri 7.986 -0,02

Milão 12.794 +0,67

Lisboa 6.203 -0,17

Veja como se comportaram as bolsas asiáticas

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAABRE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.