portfólio

E-Investidor: qual o melhor investimento para 2020?

Bolsas da Europa terminam em alta após sessão volátil

As bolsas de valores da Europa encerram o pregão desta sexta-feira em alta, em uma sessão marcada por volatilidade.

REUTERS

20 de março de 2009 | 15h02

A Bayer avançou após ter recebido sinal verde para desenvolver uma nova droga, enquanto as ações de fabricantes de equipamentos de telecomunicações caíram pressionadas por projeção pessimista divulgada pela Sony Ericsson.

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais bolsas europeias, avançou 0,3 por cento, para 717 pontos, tendo variado entre 704 e 719 pontos durante o pregão.

"O mercado operou na gangorra hoje. O que nós vimos aqui foram investidores reduzindo posições e realizando metade dos ganhos, mas ainda mantendo algumas posições", disse Joshua Raymond, estrategista de mercado do City Index.

"Investidores ainda estão razoavelmente confiantes de que o mercado poderá subir, mas, novamente, já não querem arriscar no caso do mercado virar...ainda há preocupações sobre a liquidez dos bancos e o retorno dos investimentos", acrescentou Raymond.

A Bayer saltou 11,26 por cento após o grupo ter recebido sinal verde dos Estados Unidos para sua principal nova droga Xarelto.

As ações do setor de energia foram as que apresentaram maior firmeza, com o petróleo se mantendo acima de 51 dólares o barril, um dia após ter disparado 7 por cento como resultado do plano do Federal Reserve de injetar mais 1 trilhão de dólares na economia atingida pela recessão.

BG Group, BP, Tullow Oil e Premier Oil ganharam entre 0,3 e 6,7 por cento.

As mineradoras também registraram valorização, depois que o cobre subiu 0,2 por cento no decorrer da sessão. Anglo American, Antofagasta, BHP Billiton, Eurasian Natural Resources Corporation, Rio Tinto e Xstrata avançaram entre 1,5 e 5,4 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,68 por cento, a 3.842 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,63 por cento, para 4.068 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,51 por cento, para 2.791 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em alta de 1,03 por cento, a 12.113 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 0,11 por cento, para 7.710 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 perdeu de 0,63 por cento, a 6.147 pontos.

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.