Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Bolsas europeias fecham em alta forte por lucros corporativos

Índice pan-europeu Dow Jones Stoxx 600 subiu 2,1%, em alta pela segunda vez nas últimas três sessões

André Lachini, da Agência Estado,

14 de outubro de 2009 | 14h49

As bolsas europeias tiveram nesta quarta-feira, 14, ganhos intensos, impulsionadas por fortes resultados trimestrais de empresas como BASF, Intel e JPMorgan Chase. O índice pan-europeu Dow Jones Stoxx 600 subiu 2,1% e fechou a 246,98 pontos, em alta pela segunda vez em três sessões.

 

Veja também:

linkBovespa abre em alta nesta quarta e busca os 66 mil pontos 

 

"Todo mundo está extremamente otimista. A lógica é que as empresas estão superando as metas e então a economia está bem", disse Philippe Gijsels, estrategista no Fortis Bank.

 

Após o fechamento do mercado nesta última terça-feira, 13, a gigante norte-americana dos microprocessadores, a Intel, registrou faturamento e lucro melhores que os previstos.

 

Na manhã desta quarta, o grupo bancário americano JPMorgan se somou à lista ao informar um lucro de US$ 3,6 bilhões no terceiro trimestre - resultado muito melhor que o previsto.

 

A alemã BASF - a maior indústria química do mundo - disse que seu lucro no terceiro trimestre superou as estimativas, beneficiado por medidas de corte de custos, pelo crescimento na Ásia e pela integração da farmacêutica Ciba. As ações da companhia subiram 7,38%.

 

Outros vencedores no setor químico europeu incluíram a Arkema, que avançou 7,3% em Paris, e a Wacker Chemie, que ganhou 6,3% em Frankfurt.

 

"Até agora os resultados das empresas têm sido bons no terceiro trimestre", disse Gijsels, mas acrescentou que as expectativas também eram baixas. Ele demonstrou cautela a respeito do desempenho do mercado a prazos mais longos, dado o crescimento de 60% nas ações europeias desde março e das contínuas preocupações com a economia.

 

Fortes ganhos foram observados também entre os índices acionários regionais. O principal índice da Bolsa de Frankfurt, o DAX, subiu 2,45% para fechar a 5.854,14 pontos. O principal índice da Bolsa de Paris, o CAC-40, avançou 2,14% e fechou a 3.882,67 pontos. O índice FTSE 100, o principal da Bolsa de Londres, teve alta de 1,98% para 5.256,10 pontos. As informações são da agência Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsamercado financeiroEuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.