Bolsas mundiais caminham para ganho anual recorde

Alta deve atingir mais de 32%, mas índice global ainda está 30% abaixo de seu pico histórico de outubro de 2007

Reuters

31 de dezembro de 2009 | 11h32

As bolsas de valores mundiais caminhavam para a melhor performance anual da história nesta quinta-feira, após um 2008 bastante fraco. O índice MSCI de ações globais subia 0,48%, acumulando no ano alta de mais de 32%.

Se esse movimento se sustentar, será a melhor leitura anual da série histórica iniciada em 1988. Os ganhos, no entanto, seguem uma queda sem precedentes de 43,5% em 2008 e o índice continua cerca de 30% abaixo de seu pico histórico atingido em outubro de 2007.

 

O índice europeu de ações tem, antes do encerramento deste último pregão do ano, alta de 25% em 2009.

O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão subiu cerca de 70 por cento no ano, no melhor desempenho desde 1993.

"O resumo de 2009 é que foi um ano de quantias maciças e sem precedentes de liquidez que os governos colocaram nos mercados", disse a Nicholas-Applegate Capital Management em nota.

"A liquidez fornecida pelo governo atuou como uma base para o crédito e deu aos investidores confiança para sair de ativos de baixo risco para ativos mais arriscados."

Depois de atingir mínimas históricas em março, os ganhos das bolsas foram consideráveis. O índice MSCI de mercados emergentes, por exemplo, saltou quase 110% desde o começo de março.

Muitos índices já recuperaram a maior parte ou o total das perdas sofridas após o colapso do Lehman Brothers em setembro de 2008.

Tudo o que sabemos sobre:
mercadosbolsasaçõesrecorde

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.