Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Bolsonaro posta vídeo em que gigante é atacado ao defender cidade e é criticado no Twitter

O vídeo, baseado na cena de um filme, é também uma analogia a uma publicação feita nas redes sociais por apoiadores do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, há um ano

Iander Porcella, O Estado de S. Paulo

22 de novembro de 2020 | 11h52
Atualizado 23 de novembro de 2020 | 19h43

Ao citar que está em reunião do G-20, o presidente Jair Bolsonaro postou em sua conta oficial no Twitter, neste domingo, um vídeo em que um gigante é atacado ao tentar defender uma pequena cidade de uma rocha. O vídeo, baseado na cena de um filme, é também uma analogia a uma publicação feita nas redes sociais por apoiadores do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, há um ano.

"BOM DIA A TODOS. Estou agora em reunião com o G-20", escreveu o presidente na publicação. O vídeo, que é um trecho do curta-metragem Inércia, lançado em 2014, mostra um gigante correndo para tentar impedir que uma rocha atinja uma cidadezinha medieval à beira-mar.

Quando a criatura consegue segurar a pedra, esbarra sem querer em uma construção, que desaba. Nesse momento, ele começa a ser atacado pela cidade e, desapontado, acaba deixando a rocha destruir o que sobrou. A publicação também foi feita no Twitter do ministro das Comunicações, Fábio Faria. "Precisamos apoiar e ajudar esse gigante", escreveu Faria.

O mesmo vídeo foi divulgado por apoiadores de Modi em 2019. Ao final da exibição, aparece uma mensagem de apoio ao primeiro-ministro indiano. "Uma pessoa está indo muito bem, mas ainda assim a nação está culpando-o. Um dia, depois de os limites serem ultrapassados, ele pode perder o interesse", diz um trecho. "Isso é exatamente o que está acontecendo em nosso país e a pessoa a quem estamos nos referindo aqui não é outra senão nosso amado primeiro-ministro #NarendraModi."

Em mensagem ao G20 no sábado, 21, primeiro dia da cúpula, Bolsonaro defendeu a atuação do governo brasileiro no combate à pandemia de covid-19 e declarou que "o tempo vem provando que estávamos certos."

Reação nas redes sociais: vídeo completo mostra que pedra é culpa do gigante

No entanto, nas redes sociais, vários usuários responderam ao tuíte de Bolsonaro mostrando a versão completa do curta metragem. Nele, fica claro perceber que a culpa de que a pedra rolou ladeira abaixo foi do próprio gigante. Veja o vídeo abaixo. 

Outros caçoaram do presidente, dizendo que tal comportamento seria egocêntrico ou infantil. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.