Alan Santos/Presidência da República
Alan Santos/Presidência da República

coluna

Thiago de Aragão: investidor estrangeiro vê como irreal promessa de Guedes de 4 privatizações em 90 dias

Bolsonaro diz que 'caixas-pretas' do BNDES e outros órgãos serão abertas e divulgadas

Nesta segunda-feira, 7, Bolsonaro dá posse ao novo presidente do BNDES, Joaquim Levy

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

07 de janeiro de 2019 | 09h51

Em sua primeira manifestação do dia, o presidente Jair Bolsonaro prometeu abrir e divulgar a chamada "caixa-preta" do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outros órgãos, promessa feita após sua eleição. Nesta segunda-feira, 7, Bolsonaro dá posse ao novo presidente do BNDES, Joaquim Levy.

"Com poucos dias de governo, não só a caixa preta do BNDES, mas de outros órgãos estão sendo levantados e serão divulgados", escreveu o presidente no Twitter. Como exemplo de contratos desfeitos, Bolsonaro exemplificou um assinado pela Funai a três dias do fim do ano passado com a Universidade Federal Fluminense (UFF) no valor de R$ 45 milhões para criação de uma criptomoeda indígena. A contratação foi alvo de um pedido de suspensão pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Como promessa de campanha, Jair Bolsonaro repetiu que daria mais transparência à gestão do BNDES. Suas críticas à instituição, feitas em diversas ocasiões, geraram reações de ex-presidentes e técnicos do banco de fomento. Luciano Coutinho, presidente do banco de 2007 a 2016, defendeu o BNDES e afirmou que ele é um dos bancos mais transparentes do mundo. 

Dyogo Oliveira, último presidente do banco de fomento, afirmou que não havia evidências de corrupção no BNDES e que, segundo pesquisa realizada, não havia instituição no mundo que fornecesse nível de detalhamento similar ao do banco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.