As companhias abertas brasileiras que se tornaram famosas por adotar práticas de governança corporativa ainda não possuem todos os requisitos necessários para conseguir os selos de qualidade que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pretende adotar. A intenção da Bolsa paulista é atestar o grau de transparência de uma empresa em relação ao mercado, por meio da adoção de dois selos. Ideiasnet e Saraiva, por exemplo, não se enquadram em duas exigências do nível 1. A primeira diz respeito à apresentação do fluxo de caixa juntamente com os balanços trimestrais. A segunda trata da divulgação de um calendário anual, incluindo datas de balanços, assembléias gerais e reuniões do conselho de administração. "Nós já publicamos, pela Internet, um calendário corporativo embrionário. Esse projeto vai evoluir, com definição melhor de datas", disse o diretor financeiro e de relações com investidores da Saraiva, João Luiz Hopp.O diretor de relações com investidores da IdeiasNet, Rondon Pacheco, afirmou que a companhia pretende divulgar os fluxos de caixa já no balanço de encerramento de 2000. O selo nível 2 da Bovespa engloba a transformação considerada mais trabalhosa pelas companhias: a divulgação de balanços pelas normas norte-americanas, no chamado US Gaap. De acordo com Pacheco, o próprio fato de a IdeiasNet ser uma companhia de Internet, com receitas diferentes das empresas da chamada "velha economia", dificulta a transformação. Grandes companhias avaliam a medidaOutras grandes companhias ainda estão avaliando a iniciativa da Bovespa. Segundo a assessoria de imprensa da Globocabo, a companhia adotou uma política de transparência e segurança para o acionista que é irreversível. A CSN também está estudando o assunto e pretende fazer uma avaliação mais profunda antes de se posicionar.