Bovespa fecha dia em queda de 0,9% e acumula perdas pelo 2º ano seguido

A bolsa paulista fechou em queda e com reduzido giro financeiro o último pregão do ano nesta terça-feira, alinhada ao desempenho fraco verificado nas principais praças financeiras externas, acumulando o segundo ano consecutivo de perdas.

REUTERS

30 Dezembro 2014 | 17h11

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa encerrou em queda de 0,90 por cento, a 50.138 pontos. O volume financeiro totalizou 3,5 bilhões de reais.

Em dezembro, o índice acumulou queda de 8,38 por cento, fechando o quarto trimestre com declínio de 7,35 por cento.

No ano de 2014, o principal índice da Bovespa acumulou perda de 2,66 por cento, também conforme informações preliminares.

Nos Estados Unidos, as bolsas recuavam, após os principais índices acionários baterem níveis recordes, dando continuidade à tendência recente de variações modestas e baixo volume com a proximidade do término do ano.

Na Europa, o declínio em papéis do setor de energia pressionou o índice FTSEurofirst 300, em meio à queda do petróleo.

O viés negativo local no dia foi guiado principalmente pelo recuo dos papéis da Petrobras, no centro de um escândalo de corrupção, e queda no setor de educação, com destaque para Kroton, após o governo estabelecer exigências adicionais no programa para o financiamento de estudantes do ensino superior Fies.

(Por Paula Arend Laier)

Mais conteúdo sobre:
BOLSAFECHAPRELIM*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.