Bovespa fecha em queda pelo 2º dia seguido

Em semana esvaziada de indicadores, o vencimento de opções sobre ações engordou o giro, mas as oscilações da Bolsa foram contidas - terminou em baixa de 0,32%

Fabrício de Castro, Agência Estado

16 de junho de 2014 | 17h40

A Bovespa emplacou nesta segunda-feira, 16, o segundo pregão seguido de perdas, em um dia marcado pela agenda esvaziada de indicadores. O vencimento de opções sobre ações engordou o giro, mas as oscilações do Ibovespa foram contidas. O índice à vista chegou a operar em alta pela manhã, em sintonia com o exterior, mas o movimento predominante foi de baixa. No fim, a Bovespa registrou queda de 0,32%, aos 54.629,55 pontos.       

Na cotação mínima, o Ibovespa registrou 54.475 pontos (-0,61%) e, na máxima, 54.855 pontos (+0,09%). No mês, o índice acumula ganho de 6,62% e, no ano, avanço de 6,06%. O giro financeiro totalizou R$ 8,534 bilhões, sendo R$ 3,174 bilhões do exercício de opções sobre ações. 

Este exercício, aliás, conduziu os negócios. Muitos investidores que não foram exercidos, sobretudo em algumas séries mais altas de preços, foram ao mercado devolver o papel. 

Pela manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também anunciou oficialmente medidas de estímulo do mercado ao capitais, que incluem a isenção de impostos sobre ganhos de capital para negociação de companhias de pequeno porte, a normatização do seguimento de ETF de renda fixa e a prorrogação da isenção para debêntures de infraestrutura. Em reação, as ações ON da BM&FBovespa subiram 0,85%. 

No âmbito eleitoral, o levantamento do final de semana que mostrou queda de Dilma Rousseff e avanço de Aécio Neves não chegou a fazer preço no mercado hoje, segundo alguns profissionais, por ter vindo em linha com outras pesquisas. 

Petrobrás, um dos papéis que mais reagem aos levantamentos eleitorais, hoje recuou com a correção após o exercício e em meio ao aumento da tensão no Iraque e Ucrânia, que podem vir a pressionar o preço do petróleo. A ação ON caiu 1,23% e a PN cedeu 1,32%. Vale, ainda em meio à queda do preço do minério de ferro, caiu 0,63% na ON e 1,09% na PNA.

Em Nova York, o índice Dow Jones teve leve alta de 0,03%, aos 16.781,01 pontos, o S&P 500 subiu 0,08%, aos 1.937,78 pontos, e o Nasdaq avançou 0,24%, aos 4.321,11 pontos. Se por um lado as tensões no Iraque e na Ucrânia pesaram, por outro os indicadores econômicos divulgados nos EUA agradaram.

Tudo o que sabemos sobre:
BOVESPAFECHAFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.