Brasil cresce mais do que os países desenvolvidos no 2º trimestre

PIB avançou 1,5% no período, superando países como Alemanha, EUA e Japão; PIB per capita, porém, é o último na comparação feita pelo IBGE 

Economia & Negócios,

30 de agosto de 2013 | 09h20

SÃO PAULO - O resultado do Produto Interno Bruto do Brasil no segundo trimestre, apontando um crescimento de 1,5%, colocou o País na liderança dos PIBs internacionais. No período, o PIB cresceu mais do que o de economias desenvolvidas, como EUA, Alemanha e Japão.

Após o Brasil, aparecem empatados a Coreia do Sul e Portugal, com crescimento de 1,1%. Em terceiro lugar está a Alemanha, com alta de 0,7%.

Quando a comparação é do PIB per capita, porém, o dado brasileiro, de US$ 12,1 mil, é o último entre 13 países comparados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os EUA lideram o ranking, com PIB per capita de US$ 49,8 mil.

Na comparação entre o 2º trimestre de 2013 e o mesmo período em 2012, o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking de crescimento do PIB entre os cinco Brics. O país registrou alta de 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, atrás da expansão de 7,5% da China e de 4,4% da Índia.

Na comparação internacional, o crescimento do PIB brasileiro foi maior do que a expansão de 2% da África do Sul e de 1,2% da Rússia.

A recuperação da economia no Brasil no segundo trimestre foi atribuída principalmente à agropecuária, que cresceu 3,9%.

 

(Com Mônica Ciarelli, Mariana Durão, Antônio Pita e Vinícius Neder, da Agência Estado)
Tudo o que sabemos sobre:
PIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.