PUBLICIDADE

Brasil deve cumprir todas as metas do Milênio até 2015, diz Amorim

Para o ministro das Relações Exteriores, o País tem conseguido honrar os objetivos 

Por Luciana Xavier e da Agência Estado
Atualização:

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quinta-feira, 23, que o Brasil deve conseguir cumprir todas as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs) até 2015 e que até agora tem conseguido honrar os objetivos nesse sentido. Ao todo, foram estabelecidas, em 2000, oito metas subdivididas em vários objetivos como combate à pobreza e sustentabilidade do meio ambiente.

PUBLICIDADE

"A incapacidade de um país de alcançar essas metas deve ser encarada como um fracasso de toda a comunidade internacional", afirmou Amorim, que discursa neste momento na abertura do Debate Geral da 65ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Ele ressaltou que, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e "outros tantos da pobreza extrema". "Ao longo dos dois mandatos do presidente Lula, o Brasil mudou. Crescimento econômico sustentado, estabilidade financeira, inclusão social e a plena vigência da democracia conviveram e se reforçaram mutuamente", disse Amorim, que lembrou logo no início do discurso que "dentro de poucos dias, mais de 130 milhões de brasileiros comparecerão às urnas e escreverão mais um importante capítulo da nossa democracia".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.