Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Brasil deve ter um PC por habitante em 2017

O Brasil deve contar com um computador para cada habitante em 2017, segundo estimativa que consta na 23.ª Pesquisa Anual de Uso de TI, divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, existem 99 milhões de computadores corporativos e domésticos em uso no País, o que representa uma máquina para cada dois habitantes.

RODRIGO PETRY, O Estado de S.Paulo

19 de abril de 2012 | 03h07

"O total de computadores praticamente dobrou em quatro anos", disse o coordenador da pesquisa, Fernando Meirelles. Em 2008, eram 50 milhões de computadores em uso, o que representava uma máquina para cada quatro habitantes. Até 2014, o estudo da FGV estima que serão duas máquinas para cada três habitantes, um total de 140 milhões de computadores.

Segundo a pesquisa, para cada computador no Brasil existem dois televisores e três telefones. "O Brasil está bem acima da média mundial em PC, TV e telefone", disse o pesquisador.

Avanço. As vendas de PCs, entre desktops, notebooks, netbooks e tablets, devem atingir 17,9 milhões de unidades este ano, segundo a FGV. Esse resultado representaria um aumento de aproximadamente 10,5% em relação ao ano passado, quando foram comercializados 16,2 milhões de computadores para uso doméstico e corporativo.

Para os próximos anos, a expectativa é de que a taxa de crescimento fique na faixa de 9%. "Já atingimos um alto patamar de vendas. Não quer dizer que o mercado vai ficar ruim, mas sim que ficará muito robusto", afirmou Meirelles. "Neste ano, será vendido um computador por segundo no Brasil", acrescentou.

As empresas também estão investindo mais em informatização. O investimento em TI atingiu 7% do faturamento líquido em 2011, segundo a FGV, o dobro do registrado há 12 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.