Brasil ganha Grand Prix em rádio e chega a 67 Leões em Cannes

Campanha da Talent para a revista Go Outside trouxe prêmio inédito para a publicidade brasileira; Ogilvy leva o ouro em Press com campanha para a Claro

Fernando Scheller, de O Estado de S. Paulo,

20 de junho de 2012 | 16h40

CANNES - O Brasil recebeu nesta quarta-feira, 20, o Grand Prix na categoria Rádio no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, evento que tem o 'Estadão' como representante oficial no Brasil. A premiação foi para a campanha "Rádio Repelente", da agência Talent, para a revista Go Outside, voltada para praticantes de esportes como pescaria e trekking. Além do grande prêmio, o trabalho também levou um Leão de Ouro.

A ação consiste no patrocínio de duas horas de programação da Rádio Bandeirantes com uma frequência sonora que espanta mosquitos. O criador da campanha, Philippe Degen, conta que a estratégia foi veicular o programa entre 17h e 19h, justamente a hora em que os mosquitos costumam picar com mais frequência os esportistas que estão à beira do rio ou na montanha.

"Nós tivemos a ideia por causa dos aparelhos de frequência sonora e dos apps que já são usados com essa finalidade. E resolvemos prestar um serviço relevante para o público da revista", disse Degen. Como se trata de uma publicação de nicho, com circulação mais restrita a São Paulo, a campanha foi veiculada apenas no Estado. "Mas é algo que pode ser estendido", diz Degen.

Segundo o diretor-geral da Talent, João Livi, o produto foi criado na agência e depois oferecido ao cliente. "Acho que as decisões que envolvem briefing e criação em conselho funcionam cada vez menos. Nem precisamos de briefing do cliente, pois acompanhamos suas necessidades", diz. "A campanha trouxe inovação. E a mídia não importa - há muita coisa careta sendo feita em digital. Dá para fazer algo novo também num veículo tradicional."

Ao todo, foram cinco Leões na área de Rádio. As outras três premiações foram para campanhas da Colgate Palmolive (Leão de prata para a Young & Rubicam), Nestlé (prata para a Publicis) e Follow Magazine (bronze para a DM9DDB).

A presença em Radio Lions do jurado Roberto Fernandez, diretor executivo de criação da JWT, ajudou no trabalho de "traduzir" uma campanha brasileira para o gosto de um grupo internacional. O Brasil disputou voto a voto o Grand Prix com uma campanha em inglês feita para a Mercedes-Benz.

O resultado do Brasil foi novamente forte na categoria Press, a que recebeu o maior número de inscrições de agências nacionais. Foram 18 Leões ao todo, incluindo ouro para a campanha das letras da operadora Claro, da Ogilvy, agência que levou também dois de prata por peças para a revista Forbes e mais um bronze pela Claro. As categorias têm subdivisões, o que explica o fato de uma mesma peça receber dois Leões.

Outros Leões de prata foram para trabalhos para Audi (AlmapBBDO), FF English School (Dim & Canzian), para uma campanha institucional de lixo reciclável da Lew'Lara\TBWA e Kiss FM (Lua). Os bronzes em Press ficaram com Young & Rubicam (clientes Brasil Foods, Café Bonogrão, LG e Goodyear), Dentsu (L'Univers de Chocolat), AlmapBBDO (Volkswagen Caminhões), Giovanni+DraftFcb (JVC), DM9DDB (Tok&Stok), JWT (Alcoólicos Anônimos) e Lew'Lara\TBWA (campanha de reciclagem de lixo).

Membro no júri de trabalhos impressos, Munir Fadel, da Lew'Lara\TBWA, disse que o Brasil conseguiu um novo patamar na área (a média histórica é de cerca de dez por ano). "A campanha da Claro é visualmente muito interessante", diz. Com o título "Basta uma Letra", o trabalho alertou para os perigos de se dirigir e escrever mensagens de texto.

Em Design, o Brasil levou cinco bronzes: Age Isobar (Adidas), Publicis (salão L'Officiel), Ogilvy (Coca-Cola), F/Nazca Saatchi & Saatchi (Leica) e Greco Design Brasil (Dauro Oliveira Ortodontia). Em Cyber Lions, foram mais três bronzes: AlmapBBDO (Getty Images e Volkswagen) e Loducca (Easy Way).

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