PUBLICIDADE

Publicidade

Brasil pode superar México e Venezuela em produção de petróleo

As tendências atuais indicam que o Brasil poderá subir para o topo da lista até 2011

Por Danielle Chaves
Atualização:

Uma mudança na hierarquia do setor de petróleo da América Latina está em andamento, à medida que a produção do Brasil deixa o País perto de ultrapassar as potências energéticas México e Venezuela. Enquanto esses dois países têm visto sua produção cair drasticamente nos últimos anos, o Brasil vem dando sequência a um firme aumento, que vai se acelerar conforme os campos de petróleo em grande profundidade em alto mar começarem a produzir, nos próximos meses. As tendências atuais indicam que o Brasil poderá subir para o topo da lista até 2011.

 

Tradicionalmente, a alta produção de petróleo tornou as companhias estatais do México e da Venezuela complacentes na busca por novas fontes de energia, segundo David Shields, um analista independente de energia da Cidade do México. "Basicamente, a razão é que o Brasil teve de lidar com uma crise e a Venezuela e o México nunca tiveram", afirmou.

 

PUBLICIDADE

Petrobras

 

A estatal brasileira Petrobras também recebeu uma dura lição da economia de livre mercado, que forçou a empresa a melhorar sua eficiência. A Petrobras teve de se adaptar quando o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso abriu o setor de petróleo brasileiro, tradicionalmente um monopólio da Petrobras, à concorrência de companhias privadas, em meados dos anos 1990.

 

O resultado foi uma onda de exploração, que fez a produção crescer em cerca de 50% desde 2000. A Petrobras, responsável por mais de 95% da produção do País, extraiu pouco mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia em outubro deste ano. Se somados o gás natural e as operações da companhia fora do Brasil, a produção diária da Petrobras foi de cerca de 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia, uma alta de 5,5% em relação a outubro de 2008.

 

A tendência é de que a produção de petróleo bruto do Brasil continue aumentando, conforme os campos na região do pré-sal começarem a produzir. A Petrobras tem como meta uma produção doméstica de 2,25 milhões de barris de petróleo por dia em 2010, que deverá crescer para 2,43 milhões em 2011 e 2,58 milhões em 2012.

 

Ontem, as norte-americanas Anadarko Petroleum e Devon Energy afirmaram que seus projetos conjuntos no Brasil encontraram petróleo pela segunda vez na região do pré-sal, na Bacia de Campos.

Publicidade

 

O Brasil também tem como destaque o campo Tupi,

que é a maior descoberta de petróleo do Hemisfério Ocidental desde o campo Cantarell, no México, em 1976. Estima-se que Tupi tenha entre 5 bilhões e 8 bilhões de óleo equivalente. A produção piloto deverá render cerca de 120 mil barris diários em pouco mais de um ano. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.