Brasil tem 13 chances para conseguir um troféu

São nove ações de marketing direto, duas promocionais e duas de relações públicas

Marili Ribeiro, O Estadao de S.Paulo

22 de junho de 2009 | 00h00

Com nove possibilidades em ações de marketing direto (Direct), duas em ações promocionais (Promo) e mais duas na estreante categoria de relações públicas (PR), o Brasil aparece com 13 chances de obter troféus em forma de Leão na atual edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.Antes dos vencedores serem anunciados, os jurados de cada uma das 11 categorias em disputa elaboram uma lista prévia com os trabalhos que vão para a segunda rodada de apreciações. Para muitos profissionais, em especial os que começam na carreira, já é mérito emplacar a primeira etapa. Diante dos primeiros finalistas, não dá para prever qual o desempenho do Brasil, mas demonstra algumas surpresas, já que em Direct Lions, que este ano tem no júri o brasileiro Rui Piranda, da agência Giovanni + Draft FCB, as perspectivas melhoraram muito. Foram nove casos na lista prévia. Havia 57 peças inscritas. No ano passado, o Brasil não obteve nenhum prêmio nessa categoria.Já em Promo Lions, onde o Brasil conseguiu três Leões na competição de 2008, as chances ficam muito reduzidas este ano, somente duas peças passaram pelo funil, das 56 inscritas. O jurado brasileiro na categoria, Marcelo Heidrich, da agência Ponto de Criação, previu que o páreo seria duro. "Somente uma ação agradou bastante os jurados na fase da votação", contou ele. Na PR, o Brasil, que tem por jurado Andrew Greenlees, vice-presidente da empresa de comunicação CDN, conseguiu colocar na reta final duas ações. No total, havia 26 casos competindo. "Os dois cases classificados do Brasil não ficaram devendo em nada aos outros concorrentes. Eram bem realizados", diz Greenlees. "A ação de comunicação desenvolvida pela empresa SA Comunicação São Paulo obteve uma mobilização da cidade de São Paulo muito efetiva em torno do problema da dengue. Já o caso de divulgação da série Dom Casmurro, da TV Globo, fez uso da mídia social de forma intensa''.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.