PUBLICIDADE

Brasil tem 588 mil crianças trabalhando na agropecuária

329.096 meninos e 258.709 meninas de até 13 anos de idade atuam em estabelecimentos agropecuários no País

Por Daniela Amorim (Broadcast) e Vinicius Neder
Atualização:

O Brasil tem mais de meio milhão de crianças trabalhando no campo. Ao todo, são 587.805 trabalhadores com até 13 anos de idade, atuando em estabelecimentos agropecuários: 329.096 meninos e 258.709 meninas. Os dados, divulgados nesta quinta-feira, fazem parte dos resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Existe uma questão, muitas vezes cultural, em que todos da família ajudam na atividade, inclusive os menores”, opinou Antonio Carlos Florido, coordenador técnico do Censo Agropecuário.

A maior parte das crianças que trabalhavam no período de referência do levantamento censitário (507.132) estava ocupada em estabelecimentos que pertenciam a alguém da família Foto: Foto: Hkun Lat / AP

PUBLICIDADE

De acordo com a legislação brasileira, o trabalho infantil se refere às atividades econômicas ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, independentemente da sua condição ocupacional. A única exceção são os pequenos trabalhadores que estão na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

A maior parte das crianças que trabalhavam no período de referência do levantamento censitário (507.132) estava ocupada em estabelecimentos que pertenciam a alguém da família. Os demais atuavam em estabelecimentos de terceiros: 48.054 trabalhavam de forma permanente, 25.577 tinham vínculo temporário e outras 7.042 crianças estavam em regime de parceria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.