Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Brasil teve 68 fusões e aquisições em outubro, diz PwC

O número de transações anunciadas de fusões e aquisições no mês de outubro chegou a 68, acumulando 664 negócios em 2013, de acordo com relatório da PwC Brasil divulgado nesta terça-feira, 12. Com esse patamar de negócios, o ano se mantém em linha com o observado em anos prévios. No mesmo intervalo de 2012 foram 655 negócios anunciados.

FERNANDA GUIMARÃES, Agencia Estado

12 de novembro de 2013 | 10h00

De acordo com o documento, os investidores nacionais avançaram no mercado interno e alcançaram, no acumulado do ano, 57% do mercado de compra de participações, com 338 aquisições no período. Já os investidores estrangeiros, com uma fatia de 43%, registraram 257 negócios.

As compras de participações majoritárias ficaram com 55,3% do mercado de fusões e aquisições no Brasil, seguido das compras de participações minoritárias, com 34,3% dos negócios em 2013. As joint ventures ficaram apenas com 4,7% do total.

Entre os setores, o destaque ficou para os serviços auxiliares, que inclui consultoria, administração e participação, marketing e propaganda e assessorias em geral, com 15% das operações do País. Em seguida veio o segmento de TI, que representou 11% do mercado, com 74 transações.

O PWC destaca entre as principais operações de outubro o aporte de R$ 800 milhões que a FI-FGTC realizou na companhia de soluções em Oil&Gas OAS, a incorporação pela Shell de 228 postos de combustível da gaúcha latina, a compra de 72% de participação do BIC Banco pela China Construction Bank (CCB), por R$ 1,62 bilhão, a joint venture entre Bunge e Grupo Maggi, a compra de participação por Luciano Hulk na produtora de vídeos Porta dos Fundos, a compra de participação adicional da Opus Investimentos na IdeiasNet e a aquisição pela Senior Sistemas da Performance Management System.

Private Equity

O documento da PwC mostrou ainda que os fundos de private equity responderam em outubro por 56% do total transacionado, com 38 operações no mês. Considerando o intervalo de janeiro a outubro os negócios somam 322, ou 48,5% do total.

Tudo o que sabemos sobre:
fusãoaquisiçãoPwCoutubro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.