Brasileiro tem 4,5 dívidas em média; em SP é o dobro

Em média, cada brasileiro acumula 4,5 diferentes dívidas com bancos e financeiras. Pesquisa divulgada ontem pelo Banco Central mostra que os mais arrojados moram em São Paulo: cada paulista tem o dobro da média nacional, com nove operações cada. O ranking faz parte do Relatório de Inclusão Financeira.

O Estado de S.Paulo

24 de novembro de 2011 | 03h07

Atrás dos paulistas, estão os clientes do Paraná (cinco contratos por pessoa), Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (quatro) e Pernambuco, o maior do Nordeste e Norte, com três financiamentos por adulto. Alagoas, por outro lado, é o único Estado em que a média de dívidas não chega a uma operação por pessoa.

O levantamento mostra também que o uso dos cartões é diferente entre pobres e ricos: o primeiro grupo prefere o crédito e o segundo, o débito. Entre os consumidores das classes C, o cartão de crédito já é o instrumento de pagamento preferido de 13% das pessoas. Nas classes D e E, é opção de 8%. Os porcentuais são maiores que o uso da função débito, que é a escolha de 12% na classe C e 6% nas classes D e E. Já entre os consumidores mais ricos, o débito é preferido por 25% das classes A e B. A função crédito, por sua vez, é opção de 17%. / F.N.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.