Brasileiros criam pedaleira customizável para guitarra com base em Linux

Engana-se quem pensa que uma performance de guitarra se faz só com seis cordas e muito entusiasmo. A maioria dos guitarristas adora usar efeitos especiais para turbinar seu som - Jimi Hendrix, por exemplo, era fã de um pedal chamado wah-wah.

O Estado de S.Paulo

24 de março de 2014 | 02h04

Agora, imagine se todos os efeitos pudessem estar juntos em um só aparelho? É a ideia de um grupo de desenvolvedores de São Paulo, liderados pelo músico Gianfranco Ceccolini, que criou o MOD Quadra, uma pedaleira digital que contém simulações de amplificadores e pedais para serem usadas pelos artistas.

A partir de uma base mundial de efeitos criada por programadores de Linux, o aparelho permite ao usuário customizar suas opções preferidas da maneira que mais lhe agradar, armazenando-as na pedaleira para usar onde quiser, além de poder compartilhá-las na web. "Uma pedaleira tradicional é um pacote fechado, como um celular antigo. Já o MOD Quadra parece um smartphone ", compara Ceccolini.

Lançado em setembro de 2013, o aparelho está à venda por R$ 2,5 mil no site da empresa (portalmod.com), e deve ganhar um irmão mais novo e simples até o meio do ano, o MOD Duo, cuja produção deve ser financiada via Kickstarter. Leia mais sobre o MOD no site do Link. / B.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.