finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Brasília será primeira cidade do país a ter moeda comemorativa

Lançamento da peça, em março de 2010, fará parte das comemorações dos 50 anos da capital federal

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

06 de novembro de 2009 | 10h18

 

Será lançada em março do próximo ano, a primeira moeda comemorativa de uma série numismática de Cidades Patrimônios da Humanidade no Brasil, segundo informações do Banco Central do Brasil.

 

A primeira cidade a receber a homenagem será Brasília, em comemoração aos seus 50 anos, completados em 21 de abril de 2010. A moeda terá o valor de R$ 5,00 e será vendida a partir do dia 20 de março do ano que vem, nas agências dos Bancos Central e do Brasil, apenas para o consumo de colecionadores.

 

A peça será emitida pelo Banco Central e fabricada pela Casa da Moeda em prata, com 40 milímetros de diâmetro. Em um dos lados, a moeda terá o plano de Brasília (o formato das duas asas e a Esplanada dos Ministérios).

 

Na outra face serão gravadas imagens sobrepostas do Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio do Planalto e da escultura Guerreiros (situada na Praça dos Três Poderes).

 

Serão cunhadas em uma tiragem inicial cerca de cinco mil unidades, podendo chegar a um total de 30 mil. O valor da moeda para a venda dependerá do cotação da prata na ocasião, podendo atingir o valor de R$ 110,00.

 

A produção da série numismática foi aprovada na reunião do Conselho Monetário Nacional do último dia 28 de outubro, segundo o Banco Central. As cidades que receberão a homenagem detêm o título de patrimônio histórico da Unesco. São elas: Brasília, Ouro Preto, Olinda e os centros históricos das cidades de São Luís, Diamantina, Salvador e Cidade de Goiás.

 

A próxima cidade a receber a moeda será Ouro Preto, em 2011, em comemoração aos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar de Ouro Preto. Ainda não há previsão para o lançamentos das outras moedas, que terão valores nominais diferentes.

Tudo o que sabemos sobre:
Brasíliamoeda comemorativa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.