Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

coluna

Fernanda Camargo: O insustentável custo de investir desconhecendo fatores ambientais

Buscas por Black Friday no Google já superam volume de 2017

Pesquisa também mostra que eleições não afetam hábitos de compra do consumidor

Carlos Costa, Especial para O Estado de S. Paulo

25 de outubro de 2018 | 15h04

A pouco menos de um mês da Black Friday, que ocorre no dia 23 de novembro, os brasileiros já começam a pesquisar sobre as promoções no Google. Entre os meses de agosto, setembro e começo de outubro, as buscas sobre a segunda maior data do varejo brasileiro foram 14% maiores do que o registrado no ano passado. Em relação a 2016, o aumento é de 57%. 

Os dados, compilados pelo Google, foram levantados entre os dias 15 e 16 de outubro, quando 35% dos entrevistados confirmaram estar pesquisando sobre os produtos que pretendem comprar durante a campanha. As categorias preferidas são eletrônicos, smartphones, eletrodomésticos, moda e beleza, além de móveis.

Outra informação identificada é o desejo dos consumidores de antecipar as compras do Black Friday. Dos entrevistados, 28% afirmaram que comprariam antes  encontrassem benefícios como frete grátis, entrega rápida, melhores condições de pagamento e, claro, descontos. 

Outros 47% afirmaram que talvez comprariam nessas condições, enquanto 24% preferem esperar até a data da Black Friday, 23 de novembro, para ir às compras.

A maioria dos entrevistados (54%), disse que as eleições não tiveram impacto em seus hábitos de compra. Em contraponto, 34% afirmam estar comprando menos que em anos anteriores. Outros 12% dizem que estão consumindo mais produtos na comparação com a mesma data, em anos anteriores.

Acesso liberado

Estado vai liberar aos leitores todo o conteúdo de seu portal durante a edição da Black Friday de 2018, que acontece no dia 23 de novembro. A cobertura especial vai começar na meia-noite do dia 23 e permanecerá até 0h01 de 24 de novembro.

Os leitores vão contar com cobertura em tempo real, transmissões ao vivo dos repórteres da editoria de economia e informações exclusivas desta que é a principal temporada de compras do ano no Brasil, atrás apenas do Natal.

Para Entender

Black Friday 2018: tudo o que você precisa saber

Maior campanha de vendas promocionais no comércio online e varejo físico do Brasil ocorre, neste ano, no dia 23 de novembro

Tudo o que sabemos sobre:
Black FridayGooglecomérciovarejo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.