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Cade restringe política de exclusividade da Ambev

Com acordo firmado com o órgão regulador, empresa de bebidas se comprometeu a alterar política de cessão de refrigeradores e a limitar contratos de exclusividade a até 8% do número total de pontos de venda

Por Ayr Aliski
Atualização:

BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou nesta quarta-feira com a Ambev um Termo de Compromisso de Cessação (TCC). O acordo foi feito dentro de um processo que apura suposto ilícito concorrencial decorrente de práticas de exclusividade de vendas e da política de refrigeração adotada pela empresa. Com o TCC, a Ambev se comprometeu a alterar sua política de refrigeração e a limitar contratos de exclusividade de vendas. O caso teve início a partir de denúncia apresentada pela Kaiser. Com a celebração do TCC, o processo fica suspenso até que as obrigações firmadas sejam declaradas cumpridas pelo Cade. O Tribunal do Cade entendeu que o TCC endereça de maneira eficaz todas as preocupações identificadas, além de impor sanções relevantes no caso de descumprimento das obrigações.

Pelo acordo, Ambevfica impedida de exigir, em troca do empréstimo do refrigerador, exclusividade em relação ao ponto de venda Foto: Tasso Marcelo/Estadão

O Cade destaca que esse TCC foi proposto e negociado na Superintendência-Geral do órgão. A Ambev se comprometeu a limitar a 8% a quantidade de pontos de venda de cerveja, contabilizados por regiões definidas no acordo, que podem apresentar algum tipo de exclusividade com a empresa. Essa exclusividade pode ser derivada tanto de contratos específicos ou pela inexistência de outra capacidade de refrigeração, além do equipamento da própria Ambev. A conselheira Ana Frazão explicou que o porcentual proposto seria um limite aceitável e que não prejudicaria o ambiente concorrencial, uma vez que ao menos 92% dos pontos de venda que já comercializam marcas da Ambev estariam livres para comercializar com qualquer marca rival. A Ambev também se comprometeu a limitar a 10% o volume de vendas dos pontos de venda com os quais a empresa mantém algum relacionamento de exclusividade. Pelo acordo firmado, a empresa se compromete também a alterar sua política de refrigeração. O TCC proíbe a empresa de obrigar que os pontos de venda comercializem uma única marca de cerveja Ambev em cada refrigerador e estabelece giros mínimos uniformes para cada ponto de venda. Além disso, a empresa fica impedida de exigir, em troca do empréstimo do refrigerador, exclusividade em relação ao ponto de venda. 

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