Caixa desconta duas prestações, em vez de uma, de financiamento habitacional

Falha ocorreu com clientes que usavam débito automático para dívida com imóvel; banco não soube informar o número de afetados

Murilo Rodrigues Alves, de O Estado de S.Paulo,

23 de abril de 2014 | 18h24

BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal descontou indevidamente duas prestações, em vez de uma, de contas que tinham débito automático de financiamento imobiliário. O banco estatal não soube informar quantos clientes foram atingidos com o erro sistêmico e nem em quais Estados houve o problema.

A instituição afirmou, em nota, que a "inconsistência" foi parcialmente resolvida nessa terça-feira e que a regularização será finalizada no movimento desta quarta-feira, provavelmente à noite, quando se dá a liquidação das operações bancárias.

O servidor público Alexandre Romero foi um dos detectaram o problema. Ele conta que levou um susto quando viu na terça-feira após o feriado prolongado que sua conta na Caixa onde é descontado o financiamento do apartamento estava com saldo negativo. "Não entendi nada. Fiquei fazendo mil contas porque é difícil o banco errar", afirma. Para não ter gastos adicionais, ele retirou R$ 4.000,00 da poupança.

Ele só descobriu o que aconteceu no dia seguinte quando o extrato do banco mostrou que foram descontadas duas prestações de R$ 3.308,93 do financiamento imobiliário em vez de uma. "Deixo o dinheiro contado para a prestação e coloco o resto na poupança. Quando vi que estava com a conta no vermelho preferi tirar o dinheiro da aplicação para não pagar juros", explica.

Para solucionar a questão, Alexandre precisou ir a uma agência da Caixa reclamar. O atendente disse que o banco estatal tinha enviado um comunicado interno para todas as dependências explicando que se tratava de um erro no sistema. Ele diz que vai pedir o que perdeu ao tirar o dinheiro da poupança para cobrir o saldo negativo. "Sei que é pouco, mas eles não podem fazer esse tipo de coisa."

A Caixa informou que, caso tenha sido gerado qualquer encargo, os valores serão ressarcidos pelo banco.

Tudo o que sabemos sobre:
caixafinanciamento imobiliario

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.