PUBLICIDADE

Caixa desconta duas prestações, em vez de uma, de financiamento habitacional

Falha ocorreu com clientes que usavam débito automático para dívida com imóvel; banco não soube informar o número de afetados

Foto do author Murilo Rodrigues Alves
Por Murilo Rodrigues Alves
Atualização:

BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal descontou indevidamente duas prestações, em vez de uma, de contas que tinham débito automático de financiamento imobiliário. O banco estatal não soube informar quantos clientes foram atingidos com o erro sistêmico e nem em quais Estados houve o problema.

A instituição afirmou, em nota, que a "inconsistência" foi parcialmente resolvida nessa terça-feira e que a regularização será finalizada no movimento desta quarta-feira, provavelmente à noite, quando se dá a liquidação das operações bancárias. O servidor público Alexandre Romero foi um dos detectaram o problema. Ele conta que levou um susto quando viu na terça-feira após o feriado prolongado que sua conta na Caixa onde é descontado o financiamento do apartamento estava com saldo negativo. "Não entendi nada. Fiquei fazendo mil contas porque é difícil o banco errar", afirma. Para não ter gastos adicionais, ele retirou R$ 4.000,00 da poupança.Ele só descobriu o que aconteceu no dia seguinte quando o extrato do banco mostrou que foram descontadas duas prestações de R$ 3.308,93 do financiamento imobiliário em vez de uma. "Deixo o dinheiro contado para a prestação e coloco o resto na poupança. Quando vi que estava com a conta no vermelho preferi tirar o dinheiro da aplicação para não pagar juros", explica.Para solucionar a questão, Alexandre precisou ir a uma agência da Caixa reclamar. O atendente disse que o banco estatal tinha enviado um comunicado interno para todas as dependências explicando que se tratava de um erro no sistema. Ele diz que vai pedir o que perdeu ao tirar o dinheiro da poupança para cobrir o saldo negativo. "Sei que é pouco, mas eles não podem fazer esse tipo de coisa."A Caixa informou que, caso tenha sido gerado qualquer encargo, os valores serão ressarcidos pelo banco.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.