17 de março de 2009 | 08h37
Com pelo menos dois bancos pequenos as negociações já estão avançadas, segundo fontes ouvidas pela Agência Estado. Mas há conversas iniciadas também com um banco de médio porte. A movimentação da Caixa se insere numa estratégia de governo para destravar o crédito, ampliar a concorrência e reduzir o custo financeiro dos empréstimos bancários. Uma das orientações dadas à Caixa é priorizar operações em nichos que foram afetados pelo travamento de crédito que abalou os bancos médios e pequenos, entre eles o financiamento de automóveis.
As negociações começaram há alguns meses, mas se intensificaram depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no início do mês, a Lei 11.908, originada da Medida Provisória (MP) 443, que permitiu que os bancos públicos comprassem outros bancos, além de ter autorizado a criação da CaixaPar. A CaixaPar ficará ligada à vice-presidência de Finanças da Caixa e os nomes da diretoria serão definidos até o fim da semana.
"A Caixa está conversando com vários bancos e fazendo prospecção de mercado", disse uma fonte do governo. Segundo a fonte, a Caixa deve priorizar a compra de participações, e não bancos inteiros, num modelo parecido com o da operação feita pelo Banco do Brasil (BB) e o Votorantim. Em janeiro, o BB comprou 49,9% do Votorantim. "O sonho hoje de muitos bancos menores é ser comprado pela Caixa?, disse uma fonte do Ministério da Fazenda.
Encontrou algum erro? Entre em contato