Caminhão mais potente do mundo chega ao Brasil por R$ 1 milhão

Supercaminhão da Volvo tem 750 cavalos de potência e pode transportar até 200 toneladas de carga

Pedro Sibahi, especial para o Estadão,

28 de outubro de 2013 | 16h23

SÃO PAULO - O caminhão para transporte de cargas mais potente do mundo será vendido no Brasil por R$ 1 milhão. O veículo chamado FH16-750 é fabricado pela Volvo na Suécia e pode transportar até 200 toneladas.

O caminhão foi lançado no mercado brasileiro durante o Salão Internacional do Transporte (Fenatran), em São Paulo. O avento começou no domingo, 27, e prossegue até 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Motor. O caminhão tem um motor que desenvolve 750 cavalos de potência. Ele só perde em potência para o mostruoso Caterpillar 797, com 4.000 cavalos, de uso exclusivo na mineração pesada. Apesar da robustez do supercaminhão da Volvo, o interior da cabine, disponível em três modelos, oferece itens de conforto como porta-copos e porta-objetos, além de ar condicionado e duas camas para o motorista e acompanhante no modelo top de linha.

Opcionais. Na questão segurança, o peso pesado não fica atrás: pode ser equipado com sistema de apoio ao motorista que ajuda nas ultrapassagens, evita colisões por meio de um radar e detecta sonolência.

Como se tudo isso não bastasse, a Volvo afirma que 95% do caminhão é reciclável, sendo que 33% dos componentes já foram fabricados com material reciclado. Agora basta descobrir qual transportadora irá desembolsar a quantia solicitada para enfrentar as estradas brasileiras.

 

Tudo o que sabemos sobre:
Caminhãotransporte de carga

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.