Carrefour investirá 1,5 bi euros para revitalizar hipermercados

Rede irá remodelar 245 de seus 500 hipermercados na França, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia entre o segundo trimestre de 2011 e o fim de 2012 a um custo médio de 4,2 milhões de euros,

Reuters,

16 de setembro de 2010 | 15h11

O Carrefour, maior rede de varejo da Europa, planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros (2 bilhões de dólares) na etapa mais ambiciosa de seu plano de revitalização, buscando reformular o modelo de hipermercado.

O grupo francês, que luta para reverter anos de fraco desempenho nos principais mercados da Europa Ocidental, abriu cinco hipermercados experimentais Carrefour Planet, na França, Espanha e Bélgica, na tentativa de renovar o formato que corresponde a cerca de 60 por cento das vendas do grupo e mais da metade das vendas domésticas.

O Carrefour irá remodelar 245 de seus 500 hipermercados na França, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia entre o segundo trimestre de 2011 e o fim de 2012 a um custo médio de 4,2 milhões de euros, afirmou o presidente-executivo da empresa Lars Olofsson.

As unidades alvo respondem por cerca de 70 por cento dos 37 bilhões de euros de vendas dos hipermercados do grupo nos cinco países europeus, afirmou Olofsson em evento para investidores nesta quinta-feira em Lyon.

Os outros 255 hipermercados receberão melhorias menos específicas, ao custo de 2 milhões de euros por loja.

O Carrefour, segunda maior rede mundial de varejo depois do norte-americano Wal-Mart, é conhecido por ter criado o conceito de hipermercado na Europa em 1963. Mas o formato vem enfrentando problemas há anos, com os consumidores preferindo comprar perto de suas residências ou em lojas especializadas.

Antes do evento com investidores, o analista Chris Hogbin, do Bernstein, estimou que uma alta de 10 por cento nas vendas do grupo francês pode gerar um aumento de aproximadamente 300 milhões de euros no lucro operacional, embora tenha alertado que o Carrefour já fracassou anteriormente em revitalizar seus hipermercados.

O grupo possui mais de 15,5 mil lojas, sendo 1,4 mil hipermercados, em 35 países. As ações do Carrefour fecharam a quinta-feira com valorização de 1,4 por cento.

Por Dominique Vidalon

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.