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Carrefour investirá R$1 bilhão no Brasil por ano até 2010

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Por Redação
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O Carrefour planeja investir 1 bilhão de reais no Brasil por ano entre 2008 e 2010, à medida em que cresce o peso do país nos negócios do segundo maior varejista do mundo. A cifra --divulgada nesta quinta-feira pelo diretor-superintendente do Carrefour no Brasil, Jean Marc-Pueyo-- não inclui eventuais aquisições. "Estamos sempre abertos (a compras), depende do preço e depende se faz sentido dentro da nossa estratégia", afirmou o executivo em encontro com jornalistas. Em abril, o Carrefour acertou a compra da rede Atacadão por 2,2 bilhões de reais. Com o negócio, o grupo francês ultrapassou o Pão de Açúcar e assumiu a liderança no ranking do varejo brasileiro. Marc-Pueyo estima que o Carrefour encerrará 2007 com vendas no Brasil de 19 bilhões a 20 bilhões de reais, contra 12,9 bilhões de reais no ano passado. Segundo ele, o Brasil é agora o terceiro país em que o Carrefour tem maiores vendas, atrás apenas da França, matriz da companhia, e da Espanha. Antes da compra do Atacadão, a operação brasileira ficava entre a quinta e a sexta posição entre as mais importantes do grupo no mundo. Em 2008, o Carrefour planeja abrir 70 lojas. Vinte unidades com as bandeiras Carrefour ou Atacadão e 50 com a marca Dia%. Atualmente, são 300 lojas Dia%, 150 unidades Carrefour e 40 com a bandeira Atacadão. Nos últimos três anos, incluindo 2007, os investimentos do Carrefour no Brasil totalizaram 4,5 bilhões de reais. Apenas este ano o montante foi de 2,8 bilhões de reais, somado aí o valor pago pelo Atacadão. Na semana passada, o grupo norte-americano Wal-Mart, maior varejista mundial, anunciou que investirá 1,2 bilhão de reais no Brasil em 2008 para construir 36 lojas e um centro de distribuição. O grupo Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz, ainda não divulgou seu plano de investimentos para o próximo ano. (Por Isabel Versiani)

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