finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Carro que dispensa motorista faz primeiro teste na Holanda

Ministra de infraestrutura Melanie Schultz deu um passsio pelo centro de Amsterdam e considerou o protótipo da Toyota "uma invenção maravilhosa"

Reuters,

12 de novembro de 2013 | 16h22

AMSTERDAM - Pode parece ficção científica, mas os carros que andam sem necessidade de motorista estão mais próximos se tornarem realidade.

Nesta terça-feira, 12, a ministra de infraestrutura da Holanda, Melanie Schultz, fez o primeiro test-drive em vias públicas com um carro que dirige sozinho.

A ministra entrou em um Toyota automatizado e circulou por algumas das principais vias da cidade.

O carro fazia parte de um comboio de três veículos, que circularam por vias previamente definidas em um sistema automatizado.

O sistema funciona com câmeras, radares e outros sensores que funcionam conectados ao sistema de tráfego da cidade. O motorista pode assumir o controle, se necessário.

Após o passeio, a ministra disse que o sistema é "uma inovação maravilhosa".

"Quando os carros se comunicarem uns com os outros e, simultaneamente, puderem acelerar ou frear evitando paradas e partidas bruscas, o tráfego certamente vai fluir mais suavemente", afirmou a ministra.

"Estes carros vão poder circular juntos como se formassem um comboio ferroviário nas estradas aproveitando melhor os espaços disponíveis e com mais segurança", afirmou Schultz.

O veículo protótipo da Toyota foi desenvolvido em colaboração com universidades. Ainda não está claro quanto tempo será necessário até que a tecnologia esteja disponível para todos.

Tudo o que sabemos sobre:
tecnologiatoyota

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.