Carro voador pode virar realidade na próxima década

Engenheiros testam veículo que vira avião e tentam criar modelo capaz de decolar verticalmente

Economia & Negócios,

10 de maio de 2013 | 13h06

 

SÃO PAULO - Quantos paulistanos já não sonharam um dia escapar do congestionamento voando, para não perder um compromisso importante? No cinema ou nos desenhos animados isso costuma acontecer, mas no futuro é possível que a alternativa de fuga pelo ar venha a ser criada.

Um protótipo de um carro capaz de transformar-se em avião já está sendo testado. Denominado TF-X, ele poderá entrar em produção nos próximos anos, segundo reportagem publicada no jornal italiano Corriere Della Sera.

O veículo voador Terrafugia Transition é uma espécie de pequeno avião de dois lugares, com asas, que se transforma no carro e pode ser guardado em qualquer garagem.

Ele faz 70 quilômetros por hora no ar e 115 na estrada. O preço estimado quando ele chagar ao mercado é de aproximadamente US$ 300 mil (cerca de R$ 606 mil).

O problema do invento é que ele precisa de uma pista para a decolagem, o que inviabiliza o sonho de sair voando quando o trânsito está congestionado. A não ser que os demais motoristas presos no congestionamentos concordassem em abrir espaço, o que é uma hipótese totalmente descartada.

Pensando nisso engenheiros  dos Estados Unidos tentam criar um modelo mais fácil de usar, que possa decolar verticalmente, sem necessitar de pista para ganhar velocidade.

Embora necessite de 30 metros de diâmetro para espalhar suas asas, um protótipo já recebeu aprovação do governo dos EUA, desde que adote algumas restrições, como pneus de aros mais leves que os carros comuns.

O protótipo é capaz de acomodar confortavelmente quatro pessoas. Por via das dúvidas, ele vem equipado com para-quedas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.