Jason Henry/The New York Times
Jason Henry/The New York Times

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Carros autônomos estimulam contratações em montadoras

Fabricantes de carros de luxo, como BMW, Mercedes-Benz e Audi, estão atraindo especialistas em software enquanto companhias de tecnologia como o Google ameaçam ultrapassá-las na corrida para desenvolver um carro sem motorista

Reuters

15 de setembro de 2015 | 02h03

As fabricantes de carros de luxo, como BMW, Mercedes-Benz e Audi, estão atraindo especialistas em software enquanto companhias de tecnologia como Google ameaçam ultrapassá-las na corrida para desenvolver um carro sem motorista.

Conhecimento em software se tornou um novo campo de batalha para as montadoras de veículos e empresas de tecnologia, com carros precisando de linhas de códigos que conectem motor elétrico, smartphones e freios quando o sistema de radar identifica um obstáculo à frente.

Sem reforçar seus conhecimentos digitais, as montadoras alemãs vão enfrentar dificuldades para oferecerem novos recursos sofisticados, como direção autônoma e serviços de compartilhamento de carros para competirem com novos rivais como Google e Uber.

"O que as companhias de carros estão fazendo é contratar pessoas geralmente fora do setor automotivo. Algumas companhias há alguns anos não tinham um departamento de carro conectado. Todas têm isso agora", disse o presidente executivo da empresa de recrutamento Magma People, Malcolm Earp.

Em agosto, BMW, Audi e Mercedes disseram que vão pagar cerca de ¤ 2,5 bilhões (US$ 2,8 bilhões) para comprar a divisão de mapas digitais da Nokia, ultrapassando rivais de tecnologia em um dos serviços vistos como uma das chaves para o futuro dos carros que não precisam de motorista.

A força de trabalho da BMW cresceu 6,2%, para 119,5 mil no final de junho, com a montadora afirmando que vai continuar a recrutar funcionários em 2015 para ajudar "no desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a cada vez maior escala de digitalização."

Na Audi, houve aumento de 8% nos postos de trabalho entre janeiro e junho, para 81,6 mil funcionários. A montadora planeja adicionar mais 6 mil empregados para "apoiar o desenvolvimento de tecnologias pioneiras, bem como para expansão de instalações internacionais".

A controladora da Mercedes, Daimler, afirmou que o quadro de pessoal cresceu 1,6% no primeiro semestre do ano, para 284,4 mil e que o número ao final do ano deve ser maior que em 2014. Em junho, a Daimler Trucks comprou a fornecedora de informações de telemetria Zonar Systems para ajudar no lançamento de serviços como diagnóstico de veículos por satélite voltados a operadoras de frotas de veículos.

No sentido contrário. No último exemplo de cruzamento entre os setores de tecnologia e automóveis, o Google nomeou o veterano John Krafcik, ex-diretor-presidente da Hyundai Motors America, para conduzir seu projeto de carro autônomo.

Entre os carros que receberam o sistema autônomo do Google para testes estão o Toyota Prius e o Lexus RX.

 

Tudo o que sabemos sobre:
O Estado de S. Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.