André Dusek/Estadão - 9/1/2018
André Dusek/Estadão - 9/1/2018

Cartão do Cidadão: saiba como solicitar documento que dá acesso a benefícios

Cartão da Caixa permite o saque de valores do FGTS, Auxílio Brasil e outros sem precisar de uma conta corrente ou poupança

Redação, O Estado de S.Paulo

23 de março de 2022 | 09h31

O Cartão do Cidadão é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para pessoas que possuem benefícios sociais ou trabalhistas a serem recebidos, como FGTS, abono salarial, seguro-desemprego e Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), mas não têm conta no banco estatal - nem poupança nem corrente. 

Isso significa que, caso o beneficiário já esteja apto a receber as quantias por meio de conta bancária na Caixa - seja corrente ou poupança -, não existe a necessidade de o Cartão do Cidadão ser emitido. 

Dois pontos importantes precisam ser ressaltados, conforme consta na página oficial da Caixa: 

  • O cartão apenas será emitido caso haja algum benefício, como os citados acima, para serem recebidos. 
  • Para se ter acesso ao cartão, é necessário manter sempre endereço e telefone atualizados. 

No caso de consulta de saldos, o processo pode ser feito de maneira online, por meio dos aplicativos da Caixa ou por meio do site da estatal. 

Como emitir o Cartão do Cidadão? 

Para emitir o cartão, em casos de benefício, é possível solicitar pelo telefone 0800 726 0207 ou em qualquer agência do banco. 

Como habilitar o Cartão do Cidadão? 

Para habilitar o uso do Cartão do Cidadão, é necessário realizar o cadastramento da Senha Cidadão. Isso pode ser feito por meio de: 

  • Terminais de autoatendimento 
  • Lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui 
  • Agências da Caixa
  • Pontos de atendimento da Caixa. 

No caso de Lotéricas, será necessário ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, por meio do número 0800 726 0207, e comparecer a uma unidade, portando o Cartão do Cidadão e um documento oficial, como RG, CNH, carteira profissional, CTPS, entre outros. 

No caso de agências da Caixa, o cartão não é necessário, sendo preciso apenas apresentar algum dos documentos oficiais citados anteriormente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.